O que me vai na alma...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

O amor não é... (1)

... um sentimento de posse!


"Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca."

[Antoine de Saint-Exupéry, in Cidadela]

7 comentários:

Just me disse...

Hum... concordo ^^

Carlos disse...

uau! :) grandes palavras

*

AnaMar (pseudónimo) disse...

Só o amor pelos filhos é incondicional. Todo o restante é feito de partilhas e trocas, Numa relação biunívoca.

Bj

csa disse...

Ora aí está um homem que tinha compreendido como a vida funciona.
Eis uma grande verdade!!!
Pena é que haja muita gente para quem a felicidade do outro não interessa, desde que eles o tenham bem preso. Ou pensem que têm!!!

Carlos disse...

desculpa lá mas nao posso concordar que o problema seja a SÓ a mentalidade do povo portugues.
.
ja viste bem para a politica? Para q educação? =S achas que isso é um problema de MENTALIDADE??????????

Nikita disse...

Sim, ANAMAR, concordo com as tuas palavras. Mas, não se pode confundir esse sentimemto de troca bunívoca com o delírio da posse! E este último não é nem nunca pode ser amor, é doença!

Nikita disse...

CarLitos,

tens a minha reacção ao teu último comentário no teu blog!

[É verdade, às vezes envolvo-me nestas discussões políticas, mas nunca partidárias! E não gosto que falem mal do meu querido Portugal, quando o problema é nosso, dos portugueses em geral, que não se mobilizam, só sabem criticar tudo e todos, mas não se mexem para melhorar as coisas! Haja paciência!]