O que me vai na alma...

quarta-feira, 12 de março de 2008

A Amizade


[... porque, na minha vida, os amigos também deixam as suas pinceladas, hoje decidi parar e pensar no que eles significam para mim...]

Um amigo é...
... aquela pessoa que o tempo não apaga,
a distância não faz esquecer
e a maldade não destrói!

Para mim, um amigo tem de ser alguém que:
(i) me ouça, mesmo quando já nem eu tenho paciência para o fazer;
(ii) partilhe da minha felicidade, brinde as minhas vitórias, ria comigo;
(iii) me apoie nos momentos menos bons, enxugue as minhas lágrimas;
(iv) respeite as minhas opções, mesmo que não concorde com elas;
(v) e, sobretudo, tenha a coragem de me dizer "Pára! Tás parva! Pensa! Não vás por aí!", sempre que achar que não estou a ser EU.

Um amigo não é aquele que nos diz o que queremos ouvir e nos dá palmadinhas nas costas...
Pelo contrário, é aquele que nos diz o que devemos ouvir, mesmo que não o queiramos ou não estejamos preparados para tal. É aquele que nos questiona, que nos faz (re)pensar as nossas atitudes e decisões! Um amigo deve ser crítico, pois isso mostra que se importa connosco, com o nosso bem-estar e com a nossa felicidade.


"O melhor espelho é um velho amigo."
(George Herbert)


[Felizmente, tenho alguns amigos assim, não são muitos, mas são bons!
A eles, um grande e sentido MUITO OBRIGADA!]

4 comentários:

Rui disse...

"Pelo contrário, é aquele que nos diz o que devemos ouvir, mesmo que não o queiramos ou não estejamos preparados para tal."

Se não as pessoas não estão preparadas para ouvir o que os outros lhes estão a dizer, o mais correcto é esperar e sentir quando poderão estar receptivos a isso.

Quanto ao amigo é aquele que diz o que o outro precisa e não o que quer ouvir... depende do receptor, eu tenho amigos que não adianta nada dizer-lhes as coisas, apenas os ouves e quando baterem estás lá para lhes amparar a queda....

SD disse...

CONCORDO PLENAMENTE. FOI, CERTAMENTE A INSPIRAÇÃO DERIVADA DA BAUNILHA

Nikita disse...

Sim, SD, foi mesmo a inspiração da baunilha :D Repara nas horas em que publiquei o post ;)

Em parte concordo contigo, EUZINHO, mas por vezes é importante que os amigos nos digam as coisas mais cruéis para ver se acordamos e abrimos os olhos. Claro que nem todos os amigos o podem fazer, eu, pelo menos, não o permito a todos. Só aos Special Ones.
Quanto aos amigos de que falas no 2º parágrafo, também tenho alguns amigos assim (um, pelo menos, deves saber quem é :P). Aí, realmente, o que se pode fazer é estar cá quando eles precisarem, disponível para ouvir e curar as feridas :)

Anónimo disse...

Ai!
Às vezes, eu tenho a sensação de que sou dos que não ouvem!
Mas, quando parto a cara, costumo estar sozinha!
Não sei se é defeito... ou feitio!
Falando a sério: a gente ouve, ouve.
Mas não podemos ouvir só com os ouvidos da cabeça. Temos de ouvir também com os ouvidos da inteligência.
Senão, a mensagem não passa mesmo!