O que me vai na alma...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Amor é... (5)


... incondicional ...


Caso contrário, como se explica que uma árvore ame um pilar?



E que, perante a inflexibilidade e a rigidez do ser amado, se esforce por se adaptar?

Pior: que perante a indiferença, não desista de lutar por esse amor, mesmo sabendo que não vai dar em nada? Mesmo sabendo que está condenada ao fracasso, ao sofrimento, ao vazio?...

Mas, será sempre assim????
Poderá algum dia um pilar perder a sua rigidez e tornar-se mais "árvore"????

Eu quero acreditar que sim, mas... nem sempre "querer é poder".

5 comentários:

Rui disse...

Incondicional, teimosia ou burrice?

Just me disse...

Nunca acreditei que o amor fosse incondicional... amamos porque nos dão razões para isso, se são inflexiveis ao ponto de tirarem essas razões, deixamos de amar...

Anónimo disse...

É.
Aprendi à minha custa que nada na vida é incondicional.
Tudo precisa de condições para sobreviver.
Mas, se calhar, a árvore da foto (magnífica, por sinal) encontrou naquele pilar (visto conmo frio e inflexível) o apoio de que precisava para viver!

Nikita disse...

Pois, RUI, essa é uma questão que me faço também a mim própria... mas penso que há casos para tudo:
- há amores incondicionais, cegos, capazes de sobreviver a todo o tipo de provações (mesmo quando a provação é o não ser correspondido);
- há obsessões, pessoas que teimam que hão-de ficar com alguém, não por amor, mas por orgulho, teimosia, incapacidade de aceitar a realidade;
- há casos em que as pessoas "aturam" todo o tipo de atitudes do outro por medo de mudar, medo dos julgamentos dos outros, medo de ficar sozinhos(a chamada "burrice").

Por isto, se o amor for mesmo incondicional, não há razões para amar ou deixar de amar. Ama-se e pronto! É um sentimento e não tem explicação. Por isso, não concordo totalmente nem com JUST ME, nem com CSA. Se isto corrói, destrói a pessoa que ama incondicionalmente e não é correspondida? Sim, sem dúvida. Mas nem por isso ela vai deixar de amar...

Anónimo disse...

Prefiro não falar de burrice, de incondicional ou de teimosia... prefiro apenas dizer q o verdadeiro abraço é como o desta foto: natural, instintivo, significativo, profundo, inseparável!...por isso, é q nem todos o recebem e nem todos o são capaz de dar.