O que me vai na alma...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

As 6 coisas que mais odeio

1. Que traiam a minha confiança
Mentirem-me, enganarem-me... eis as piores coisas que me podem fazer!
A confiança é, para mim, o alicerce de toda e qualquer relação, seja ela de amor, de amizade ou até profissional. Como nos ensina a lei da física, sem alicerces sólidos, não vale a pena construir majestosos castelos ou grandes arranha-céus, pois mais cedo ou mais tarde eles desabam. Daí eu ser tão "fundamentalista" no que diz respeito a esta questão!
Se me querem ver pelas costas, minta-me, enganem-me e traiam a minha confiança.

2. Que me digam o que devo ou não fazer
Detesto quando me dizem "vem por aqui!", "faz isto!", "não faças isso!", "não sejas teimosa!"... nomeadamente quando a pessoa que mo diz não tem, aos meus olhos, "autoridade" e conhecimento de causa para o fazer.
Isto não quer dizer que não ouço o que os outros me dizem, nem que não sigo os conselhos que me dão. Depende de quem o faça e da forma como o faça.
Detesto prepotência, arrogância... e principalmente que se estejam a defender interesses que não os meus por detrás desses "conselhos"... detesto imparcialidade (isso não é nem nunca será amizade).

3. Que me façam perder tempo e energia
Desperdício... outra sensação que me deixa os cabelos em pé!
Sou uma pessoa muito empenhada e persistente, luto pelo que acredito e pelo que quero com todas as minhas forças. Quando me decido a fazer algo, faço-o e da melhor forma que for capaz (sou perfeccionista)... por isso mesmo, detesto a sensação de estar a perder tempo e energia com algo que não vai resultar, com algo que não me dá prazer, com algo que sei que não passa disso mesmo: desperdício!

4. Que me façam "promessas" que sabem que não vão cumprir
Sim, esta é outra coisa que odeio... E, infelizmente, cada vez menos as pessoas respeitam a palavra que dão. Aliás, existem pessoas que quando dizem que vão fazer uma coisa já sabem à priori que não o vão fazer e, claro, chegam à hora e "cortam-se". E muitas vezes dizem que não se tinham comprometido com nada, como se a palavra não bastasse! Isso deixa-me passada!
Infelizmente sou uma pessoa que cria muitas expectativas em relação às coisas e às pessoas, faço planos e acredito na palavra que me dão... e é muito mau quando essas expectativas saem defraudadas apenas porque não se cumpre aquilo que se diz.

5. Chegar atrasada e que cheguem atrasados
Ui... Detesto chegar atrasada, saber que alguém está a "apanhar uma seca" porque eu não fui capaz de gerir o meu tempo :S e detesto isso, principalmente porque sei como fico enervada e chateada quando mo fazem...

6. Que me sirvam café queimado e mal tirado
Adoro café, o sabor, o cheiro, as sensações que me transmite! É o meu pequeno vício!
Sou muito exigente no café: gosto dele forte, bem quente, cremoso e a saber a café, não ao queimado ou a borra. Quando vou a algum lado e me servem um café que não obedeça a estes requisitos, fico muito desiludida...

[Este post é o resultado de um desafio que um dos leitores deste blog me fez!
Não sou muito de mensagens-corrente, nem por carta, nem por e-mail, nem por telemóvel e nem por blog.
No entanto, achei piada ao tema da corrente e resolvi responder ao desafio. Contudo, não vou desafiar ninguém para o fazer, como disse não sou adepta de correntes. Se alguém quiser pegar no tema e auto-desafiar-se, tudo bem ;)]

4 comentários:

Rui disse...

Um amigo nunca é imparcial.
A vida é cheia de coisas que não dão prazer e temos que as fazer...

Vai um café "FORTE"?

Anónimo disse...

Agora estou com pouco tempo, mas mesmo assim vou escolher uma coisa da sua lista: que me façam promessas que não podem ou não pretendem cumprir.
Por isso, nunca prometo o que não tenho a certeza de poder cumprir. E fico mortificada quando não posso de todo cumprir algo que prometi.
Há quem aprecie este comportamento.
Mas também há quem não goste, achando que sou demasiado aquilo a que os anglófonos chamam "a matter of fact".
Mas, como dizem os franceses: "tant pis!"
[Hoje deu-me para dar no pluricultural.]

Just me disse...

CAfé... agora ficou a apetecer-me... também é meu vicio, além do chocolate ^^

Anónimo disse...

Finalmente, tenho tempo para comentar este texto como quero!
Também não suporto que traiam a minha confiança. Não é fácil para mim confiar em alguém, mas quando confio é com todo o empenho. E é uma enorme dor ver que essa confiança foi mal aplicada, desperdiçada.
Em tempos aconteceu-me isso com uma amiga por quem eu tinha a máxima estima. Depois disso, sempre que a via sentia-me como se mesmo a minha vida estivesse em perigo.
Disseram-me que eu era rancorosa. Não é isso! Não desejo mal nenhum à pessoa, nem a infelicidade dela me faria feliz.
É o ter perdido a certeza de que dali só pode vir bem!!!