O que me vai na alma...

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ni Hao!!!! (from Hong Kong)


Do outro lado do mundo, numa cultura completamente diferente da minha, rodeada por cheiros, aromas, sabores, paisagens, sensações e sensações novas, mas... sem máquina fotográfica!


Triste com isso?! Talvez um pouco...

Mas, se pensar bem, o que são as fotografias? Imagens estáticas, que só têm valor se realmente tivermos estado nos sítios, vivido os momentos, aspirado os cheiros, provado os sabores, sentido as emoções do momento... sem isso, não passam de imagens, que poderiam ter sido trazidas por qualquer outra pessoa...

Sem máquina fotográfica, aprendi a sentir mais as coisas, a aspirar mais os cheiros, a deixar que as paisagens entrem pelos meus olhos, se fixem e se guardem na minha memória... aprendi a não me preocupar em captar o momento pela objectiva, mas antes pelos meus sentidos... pelos olhos... pelos ouvidos... pelas narinas... pelo tacto... e, sobretudo, pelo sabor...


Por cá continuarei mais uns dias, a tirar fotografias "com os olhos e com os ouvidos e com as mãos e os pés e com o nariz e a boca", como fazia o mestre Caeiro para pensar!

4 comentários:

Rui disse...

O significado do momento é o sentimento que nos proporciona e não a imagem que ficamos dele...

PS: Não te esqueças do meu IPhone:P

TT disse...

Vá...deixa-te de coisas e vai comprar uma máquina fotográfica!! hehe

(quando vires as fotos, fechas os olhos, sentes as cores, cheiros e texturas)...são apenas auxiliares de memória, mas que nos ajudam a lembrar e partilhar experiências.

Boas férias ;)

Ana Lúcia Pestana disse...

Aconteceu-me no ano passado na Tunisia. E demorei a perceber que afinal tinha trazido todas as imagens de que gostei gravadas em mim...

Vim aqui parar porque o meu Nikky é diminutivo de Nikita e fiquei curiosa. E além do nome e deste post ainda descobri em comum o José Luís Peixoto... :)

Just me disse...

Em Hong Kong? Inveja... VAi lá ver da maquina, que isso ajuda na memória pah ^^