O que me vai na alma...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Drama num só Acto e numa só Cena


A Queda de um Anjo


(A acção decorre num jardim, ao entardecer. À medida que a acção decorre, a luz vai enfraquecendo, imitando a luminosidade do crepúsculo. Estão em cena duas personagens, O Tal, vestido de negro, e O Outro, vestido de branco. Quando abre o pano, estão ambos no meio do palco, a conversar. O clima está tenso.)

O Outro - Não vais começar a chorar agora outra vez?! Achas que ele(a) merece?!

O Tal - Eu sei que não. Eu não quero... mas... não consigo evitar! (as lágrimas rolam-lhe pela face, uma, outra e mais outra...) Não choro pelo mal que me fez, não choro por ele(a)... mas por mim! Pelo mal que me fiz! Pelos sonhos desfeitos! Pelas ilusões defraudadas! Por que ousei sonhar? Por que me deixei levar pelas ilusões? É por mim, por mim, que choro!!!! Pela mania de ser optimista e de encarar sempre tudo com um sorriso nos lábios e com tanta expectativa... É por esta mania de ver o mundo em tons de cor-de-rosa! Por acreditar em príncipes e princesas... em histórias que começam por "Era uma vez..." e acabam em "e viveram felizes para sempre"!

(O Outro aproxima-se, abraça-o carinhosamente, afaga-lhe o cabelo, tenta acalmá-lo)

O Outro - Então, mas não é assim que devemos encarar a vida, com optimismo?! Quando se perder a ilusão, o sonho, o que restará?! "O sonho comanda a vida", lembraste?!

O Tal - Tretas!!!! O sonho só serve para lutarmos e perdermos! A ilusão só serve para nos desiludirmos! Basta de mundo cor-de-rosa! Basta de príncipes, princesas e de histórias de encantar! Basta!!!!! Basta de sonhar!!!!!

(O Tal abandona a cena, saindo pela direita. O Outro fica uns instantes parado a olhar na sua direcção, encolhe os ombros e acaba por sair de cena, também pela direita. O pano fecha.)

5 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está um texto que faz muito sentido para mim!
Só que eu continuo a oscilar entre as duas posições.
No entanto, acabo sempre por optar pela do sonho. Sobretudo, ultimamente!!!

Just me disse...

Faz bem sonhar =)
Adoro sonhar!
Se sofrer, azar! Há sempre mais um sonho =)

TT disse...

Boa desrcrição, imagem ...e leitura :)

Rui disse...

Isso é apenas uma pequena parte da vida....

Nikita disse...

Sim, felizmente tens razão RUI: esta é só uma pequena parte da vida!
E, além disso, deixar de sonhar é impossível... isto são coisas que se dizem e se pensam nos momentos de revolta, mas não passa disso: desabafos!
;)