O que me vai na alma...

domingo, 4 de maio de 2008

Há momentos assim...

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
(...)

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!
[José Régio, Cântico Negro]

3 comentários:

Anónimo disse...

Logo um dos meus poemas favoritos!
É mesmo o que apetece dizer às vezes: "Não vou por aí!"
Mas nós não temos as liberdades poéticas de José Regio e, mais tarde ou mais cedo, vamos ter de encontrar outros "aís" por onde ir.
De qualquer modo, obrigada ao poeta que mostrou que podemos não querer seguir por um determinado "aí", mesmo que todos digam que o devemos fazer.
Se calhar, muita gente nunca tinha pensado nisso!!!

Rui disse...

Confusão

Just me disse...

Sempre amei o poema, por também eu não gostar de seguir os outros =)