O que me vai na alma...

domingo, 25 de maio de 2008

Egoísmo e Altruísmo


"Like the naked leads the blind.
I know I'm selfish, I'm unkind.
Sucker love I always find,
Someone to bruise and leave behind.

All alone in space and time.
There's nothing here but what here's mine.
Something borrowed, something blue.
Every me and every you.
Every me and every you,
Every Me...he"
[Placebo, Every me and every you]

Ao ouvir esta música, dei por mim a pensar como todos somos uns FDP egoístas, por mais altruístas que queiramos ser... esta é a mais pura das verdades: quando o que está em causa são os nossos interesses, a nossa felicidade, as nossas metas, todos lutamos por aquilo que queremos, pensamos em nós em primeiro lugar... logo, todos somos uns FDP egoístas!

Felizmente, nem todos levamos ao extremo esse egoísmo, nem todos temos um discurso como este dos Placebo, e ainda bem! Mas... faz pensar...

Será que alguém pode ser verdadeiramente altruísta????
Na minha opinão, todo o altruísmo tem um quê de egoísmo!
Paradoxal, mas verdadeiro!

2 comentários:

Rui disse...

O último puro altruísta morreu na cruz à 2008 anos...

This is life, face it.

Anónimo disse...

Não é por nos desprezarmos a nós que amamos mais os outros!
A vida ensinou-me que ninguém pode amar os outros, se não se amar e respeitar a si próprio!
É como diz o povo: "A caridade começa em casa."
Mas também não precisamos de fazer do mal dos outros a nossa felicidade!