O que me vai na alma...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pronúncia do NORTE

"Os tontos chamam-lhe torpe", já diz Rui Reininho há muitos anos.
Concordo plenamente!

Eu cá, tenho muito orgulho na minha pronúncia do Norte!
As vogais mais abertas,
Os B e os V trocados,
As expressões como "à minha beira",
(aliás, um fino sabe bem melhor do que uma imperial!)
Os novos membros do corpo começados por J
(além dos joelhos, temos ojolhos, ajorelhas, ojombros e ajunhas)...

Não, não sou regionalista!
Mas, orgulho-me da minha identidade
E a minha pronúncia faz parte do meu EU!

Aliás, é esta diversidade que faz da minha Língua Portuguesa
tão bela, tão rica e tão querida aos seus cerca de 200 milhões de falantes.
Com sotaque brasileiro, com pronúncia do Norte, da Madeira, dos Açores...
Com ou sem acordo ortográfico,
Todos somos LUSÓFONOS!

2 comentários:

Just me disse...

Hum, pronuncia do Norte... aqui a moça da beira também gosta =) (E também a tem "^^)

Anónimo disse...

Eu sou um bocado baralhada de pronúncia e regionalismos.
Sou do Minho, mas sempre vivi entre Espinho e Aveiro. Tenho família no Minho e no Alentejo.
É uma bela caldeirada!!!
Mas eu tenho um imenso orgulho nesta caldeirada!
Hehe!